“Fibra”: Documentário sobre pessoas com deficiência intelectual vence festival do MERCOSUL


Documentário sobre a primeira cooperativa no Brasil, e uma das poucas no mundo, formada por pessoas com deficiência intelectual, conquistou o Prêmio Júri Oficial de melhor filme catarinense e o Troféu Itapema FM de melhor filme na 16ª edição do FAM, festival de cinema do Mercosul, evento realizado em Florianópolis no mês passado.


O curta-metragem “Fibra”, produzido pela Doc Dois Filmes, tem 25 minutos e conta a história da Coepad (Cooperativa Social de Pais, Amigos e Portadores de Deficiência). Há 12 anos em Florianópolis, a Coepad trabalha com papel reciclado e produz cadernos, agendas, canudos de formatura, bolsas ecológicas, entre outros artigos direcionados a escritórios, escolas e congressos.
Sem patrocínio público ou privado, a cooperativa sobrevive exclusivamente da venda desses produtos. A sede é no Estreito, parte continental da cidade, e seu principal ponto de venda é o Centro de Cultura e Eventos da UFSC, no Campus Trindade.

Os três personagens principais do documentário têm síndrome de Down. “A escolha destas pessoas se deu porque, cada qual a seu modo, evidencia o quanto este projeto reciclou suas vidas para melhor”, explica o jornalista Fernando Evangelista, co-diretor do documentário.

“Além da excelente qualidade dos produtos, o que mais nos chamou a atenção foi o clima de alegria e amorosidade no ambiente de trabalho”, complementa Juliana Kroeger, que assina com Evangelista a direção do curta.

O documentário será exibido em outros festivais nacionais e, no fim do ano, será disponibilizado gratuitamente na internet. Mais informações no site www.docdois.com.br


Sinopse
Fibra é um documentário sobre a Coepad, a primeira cooperativa no Brasil, e uma das poucas no mundo, formada por pessoas com deficiência intelectual. Com papel reciclado, a Coepad produz agendas, cadernos, canudos de formatura, bolsas ecológicas, entre outros produtos. O documentário tem como fio condutor as relações de amizade entre Fabiana Brito, Luciano Ramos e Angélica Medved, pessoas com síndrome de Down. Fibra, com duração de 25 minutos, foi produzido pela Doc Dois Filmes.

Comente

Postagem Anterior Próxima Postagem