Blog Inclusive: Cidade Cheia de Graça II


Volta em cartaz por quatro finais de semanas a peça “Cidade Cheia de Graça II”. Uma remontagem da “Cia Teatral Olhos de Dentro – Um Exercício de Inclusão”, que há dezesseis anos promove a interação de pessoas com as mais variadas deficiências no mundo das artes cênicas, tendo como ponto central do projeto colocar junto pessoas com e sem limitações como parceiros de aulas e de palco.  As apresentações serão nos dias 25 de novembro, 02, 09 e 16 de dezembro, às 11hs no Teatro Ruth Escobar – Sala Miriam Muniz, Rua dos Ingleses, 209 – Bela Vista – São Paulo.

Adaptação e direção de Nina Mancin, o espetáculo montado pela primeira vez no palco principal do Teatro Ruth Escobar em 2013, foi um grande sucesso de público, em uma linguagem despojada, divertida com criticas sociais e políticas, que formou grandes filas na época.

“Todos os anos recebíamos muitos pedidos para a Cia remontar o espetáculo, aproveitando nosso quadro politico e social atual, chegou a hora da remontagem”, comenta a diretora, revelando outros detalhes desta nova versão:

“Apesar de ser uma remontagem e ter a participação de alguns alunos-atores da primeira montagem, o processo de construção começou do zero, pois a maioria dos alunos-atores são novos na Cia. Além disso temos alteração no espaço, figurinos e músicas, na verdade podemos chamar de uma releitura, um processo muito trabalhoso”.

OLHOS DE DENTRO

Há 16 anos coordenada pela atriz, diretora e psicopedagoga Nina Macin e tendo o ator e preparador corporal Geraldo Pereira como um de seus principais colaboradores, a “Cia Teatral Olhos De Dentro” promove a formação e inclusão teatral pessoas com deficiência física, visual, síndrome de down, paralisia cerebral e autistas, com pessoas sem deficiência, pessoas idosas e crianças.

Neste grupo, por meio do Curso Livre de Teatro,  estão incluídas pessoas que não encontram espaço, aceitação e compreensão nos cursos tradicionais de teatro.  Além dos muitos relatos de casos que melhoraram sua autoestima e, consequentemente, a sua convivência e comunicação na escola e na vida como um todo pelos benefícios do fazer artístico e na vida.

Durante essa jornada a “Cia Teatral Olhos De Dentro – Um Exercício de Inclusão” já atingiu 640 alunos, realizou a montagem 16 espetáculos. Número aproximado de público atingido através de apresentações públicas em teatros, instituições, ongs, empresas, universidades foi de 40 mil pessoas. Alguns alunos foram encaminhados para espetáculos profissionais, cinema e trabalhos relacionados a arte.

E para que tudo isso se concretize, Nina Mancin revela seus grandes obstáculos:

“A Cia enfrenta desafios desde sempre, com a falta de patrocínio, nosso trabalho, depende de “vaquinhas” feita pelos participantes da Cia para montagem do espetáculo o que dificulta a produção e divulgação do espetáculo. Nosso único apoio é do espaço físico para ministrar as aulas durante o ano no Teatro Ruth Escobar, concedido pela APETESP – Associação de Produtores de Espetáculos Teatrais da Cidade de São Paulo”.


CIA TEATRAL OLHOS DE DENTRO

Site: http://ciateatralolhosdedentro.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/companhiaolhosdedentro/

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC2CRjGhh88KbeX48z0ILYpA

Comente

Postagem Anterior Próxima Postagem